Ashi Sabaki (trabalho dos pés)

 

A execução correta das técnicas do Aikido envolve uma aplicação dinâmica e conjunta dos movimentos dos membros superiores e inferiores de nosso corpo. Logicamente a aplicação exige muito mais que simplesmente este controle físico, mas podemos afirmar ao iniciante que o domínio dos movimentos dos pés é um fator essencial para a execução eficiente das técnicas básicas do Aikido.

Quando executamos um Kata sem o cuidado de nos deslocarmos de forma correta, muito provavelmente a eficiência será prejudicada em algum ponto. É muito diferente quando conhecemos os movimentos corretos dos pés para uma determinada forma técnica, como por exemplo um Ikkyo Omote. Conhecendo os movimentos de pé básicos referentes a esta técnica em particular, sua execução será realizada com muita mais eficiência e facilidade.

Tivemos a chance de receber aqui no Brasil nos últimos anos, vários professores que colocam muita ênfase no trabalho dos pés, mas um em especial deixou bem clara a importância deste embasamento no Aikido, o Sensei Yamada 7° grau (Cuja visita aconteceu por intermédio de Kawai Sensei). Em um de seus primeiros seminários ministrados aqui, demonstrou este trabalho isolado dos pés. Os diagramas que seguem neste artigo são baseados principalmente no que ele nos transmitiu.

No Aikido existem 6 movimentos básicos de pé: Okuri Ashi (Deslizamento iniciando-se com o pé da frente), Tsugui Ashi (Deslizamento iniciando-se com o pé de trás), Ayumi Ashi (Forma correta de andar durante a prática do Aikido), Tenkan Ashi (Giro com um pivô), Kaiten (Giro com dois pivôs) e Irimi (Entrada de corpo). Estes aplicados em conjunto dão origem a diferentes técnicas tais como Dai Iti Kyo, Shiho Nague, etc...


Abaixo vocês podem visualizar estes movimentos através das ilustrações:





Okuri Ashi é uma técnica muito utilizada nos movimentos de entrada Omote. Sua execução correta faz com que o praticante consiga um avanço igual ou as vezes até mesmo maior que uma medida de seu Kamae (Refere-se a medida tomada da distância entre os pés, na postura de Kamae).

Verbo: Okuru=Mandar;Enviar;Acompanhar




Tsugui Ashi é semelhante ao movimento anterior, mas a execução inicia-se pelo pé de trás. A distância alcançada por este movimento é maior que o anterior, e pode chegar a 3 medidas do Kamae. É um movimento pouco usado, e tem sua aplicação mais característica na técnica de Dai Yon Kyo Omote.

Verbo: Tsugu=Continuidade



 

 

 

 

> Continua...[Click aqui]